quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O DESCASO DAS TRAGÉDIAS ANUNCIADAS

 

Em 1985, Gilberto Gil, cantor, compositor, ex-ministro da Cultura e ‘imortal’ da Academia Brasileira de Letras, já denunciava: “Nos barracos da cidade/Ninguém mais tem ilusão/No poder da autoridade/De tomar a decisão”.

Em 2008, o cronista e publicitário Joca Souza Leão detonava no Jornal do Commercio: “Das mais de setecentas favelas, pelo menos em trezentas as pessoas vivem na mais absoluta miséria. Casas de lata, de restos de madeira e papelão. Sobre palafitas ou na lama, boiando, literalmente, na merda. Encravadas em ribanceiras, como armadilhas engatilhadas, esperando as chuvas de junho para matarem seus moradores soterrados. (...) O Recife é uma favela só”.

Em 2014, nosso livro ‘Tá todo o mundo enganado!’ acrescentava: “No Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia... Tudo se repete! Do Norte ao Sul, o Brasil é uma favela só!”.

Resultado do descaso: em maio de 2022, 127 mortos e mais de 9.000 desabrigados no Grande Recife; e, agora, na tragédia ocorrida no Litoral Norte de São Paulo, 50 mortos e mais de 4.000 desabrigados. E pior: segundo a Defesa Civil Nacional, há cerca de 4 milhões de pessoas morando em aproximadamente 14 mil pontos de áreas de risco de desastre no Brasil!

Senhores prefeitos e governadores, que vergonha!

 

                                            Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário