sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

QUEM MORRE DE VÉSPERA É URUBU!

Em 14/04/2010, a fim de acabar com todas as dúvidas, a CBF divulgou NOTÍCIA OFICIAL sobre a decisão final quanto ao Campeão da 1ª Divisão = Série A do Campeonato Brasileiro de Clubes de 1987 e assuntos correlatos sobre a Taça de Bolinhas [Troféu CEF Copa Brasil] e Copa União 1987, reconfirmando a posição da entidade nos seguintes termos:

"A CBF, através de parecer do seu Departamento Jurídico, decidiu que cabe ao São Paulo Futebol Clube a posse definitiva do troféu representativo do Campeonato Brasileiro, denominado em Regulamento, no artigo 4º, Copa Brasil (Taça de Bolinhas).
O parecer do Departamento Jurídico levou em conta o Regulamento do Campeonato Brasileiro de 1987, que teve a participação de 32 clubes, divididos em duas chaves, denominadas Módulo Verde e Módulo Amarelo.
O Regulamento, em seu artigo 6º, parágrafo 2º, dispunha que o campeão e vice-campeão de cada módulo disputariam, em quadrangular, os títulos de campeão e vice-campeão brasileiro de 1987 e a classificação para a Taça Libertadores da América de 1988.
Ao final do campeonato, foram classificados, pelo Módulo Verde, Flamengo e Internacional, e pelo Módulo Amarelo, Sport Clube do Recife e Guarani, o que fez a CBF, dando cumprimento ao Regulamento, marcar os jogos entre os quatro clubes.
Flamengo e Internacional se recusaram a disputar as partidas designadas, sendo declarados vencidos por W.O., e por fim o Sport sagrou-se campeão brasileiro de 1987, resultado contestado por Flamengo e Internacional, sem que esses dois clubes apresentassem razões consistentes.
Assim, em reunião da diretoria realizada em 23 de maio de 1988, a CBF, através do seu presidente Octavio Pinto Guimarães, proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987 e o Guarani, vice, ao mesmo tempo que designou os dois clubes como representantes na Taça Libertadores da América de 1988, o que efetivamente aconteceu - Sport e Guarani disputaram a Taça Libertadores da América de 1988.
Apesar disso, a controvérsia persistiu, o que levou o Sport a ingressar em Juízo, buscando provimento judicial que o declarasse campeão brasileiro de 1987.
O clube pernambucano saiu-se vitorioso, pois o Egrégio Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Agravo de Instrumento nº 210.691, em 10 de março de 1999, confirmou Acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que havia mantido sentença de 1º grau que dera ganho de causa ao Sport.
Como se verifica, sendo campeão brasileiro de 1987, o Sport, e não o Flamengo, cabe então ao São Paulo a posse definitiva do troféu Copa Brasil por ter sido o primeiro clube a conquistar o campeonato brasileiro cinco vezes alternadamente (1977, 1986, 1991, 2006 e 2007).
A decisão foi anunciada depois da Assembléia Geral Ordinária da CBF, realizada nesta quarta-feira, que aprovou por unanimidade os relatórios de Atividade e Financeiro da entidade em 2009.
O presidente Ricardo Teixeira entregará o TROFÉU COPA BRASIL, em data a ser marcada, ao presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, que o repassará ao São Paulo."

Contudo, como se fosse o Jason, de Sexta-Feira 13, comandada pela Rede Globo, Juca Kfouri e Roberto Assaf (FLAPRESS), a enganação à torcida do Flamengo sempre encontra um meio de voltar. E assim,  muitos de seus torcedores e outros iludidos acham que são "ÉQUIÇA"! 

 Desta vez, não foi diferente: ao tomar conhecimento de que a CBF iria unificar os títulos nacionais entre 1959 e 1970, dando aos vencedores da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) o "status" de campeão brasileiro de futebol; e considerando que com a unificação, no ano de 1968, teríamos 2 campeões: Botafogo e Santos, quiseram pegar o BIGU...

Entrevistas, insinuações, etc. e tal. O Júnior (ex-lateral do Flamengo e comentarista (?) da Rede Globo) disse algo assim: "Querer que o Flamengo jogasse com o SPORT seria como se agora o Fluminense (A) tivesse que decidir com o Coritiba (B) para saber quem seria o campeão brasileiro de 2010!"

E haja enganação! O SPORT, como visto na Notícia Oficial da CBF, disputou o título com o GUARANI que era, simplesmente, o VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1986! Como poderia, como insinuam, estar na série B?

Enfim, para fazer justiça à história do futebol brasileiro, os campeões de 1959 a 2010 foram unificados. E, quanto à pretensão do Flamengo, como não poderia ser diferente, ficou assim: SPORT, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987! E, praticamente na véspera do Natal, com direito a mensagem  do presidente da CBF: “Fale menos e faça mais”, o "ÉQUIÇA" URUBU MORREU!

2 comentários:

  1. Pois é meu caro,como é complicado,até hoje querem falar essa mentira e essa justiça daqui do Brasil é uma água,se fosse para o lado desse rubro-negro genérico,pois não é de origem,quem sabe de futebol sabe o quê da história,mas bem,não vem o caso do flamengo azulino,se o SPORT CLUB DO RECIFE e sua imensa nação,a maoir do norte,nordeste centro-oeste do Brasil e sem apoio da mídia,se a torcida do Glorioso SPORT CLUB DO RECIFE falasse que é campeão o clube ía ser processado,pois ganhou na justiça e que estão, desrespeitando a mesma e por aí vai,mas é porquê não tem um cara com peito para botar na justiça quem for que falar que esse time azulino falar que campeão de 1987,e pagar uma multa com valor bem caro pois,botar de 1 real é para se lascar!!!!!
    SPORT CLUB DO RECIFE forever!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vocês ignoram que em 1987 não houve Campeonato Brasileiro organizado pela CBF, assim como em 2000.
    A diferença é que em 2000 havia a previsão dos cruzamentos, ao passo que em 87 não.
    Somente no decorrer do campeonato, com sucesso de público e grande concorrência de patrocinadores, é que a ditadora CBF teve interesse no campeonato e reeditou novo regulamento, óbvio, não aceito por TODOS os membros do Clube dos 13, inclusive Vasco e São Paulo.
    O Flamengo ganhou no campo (com um time que de 11 jogadoes, somente um deles não defendeu as cores da Seleção) e agora está perdendo para a política e pra guerra de ineteresses.
    E eu, flamenguista, é que sou manipulado por imprensa e etc...
    Ednei Santos - Rio de Janeiro/RJ

    ResponderExcluir